4 de fev. de 2013

Jardim de infância

4 de fev. de 2013


Jardim de infância!
Friedrich Wilhelm August Fröbel


 Pensar em jardim de infância me faz transportar para um lugar incrível, já começo a sentir aquele cheiro de escola; de massinha de modelar , giz cera, lápis de cor, essa mistura trás tantas lembranças! Lá no fundo escuto uma cantiga,
é música para tudo; hora do lanche, hora de brincar, hora de escovar do dentes, na porta um enfeite bem bonito identificando a sala, e por trás da porta é uma caixinha de surpresa quando entro a  primeira coisa que vejo é o babado de crepom no quadro, sua textura é inconfundível fiz tantas bolinhas com esse papel! Nas paredes tem todas as cores, desenhos de bichos, de natureza no teto em um canto um sol grande pendurado com nuvens ao lado, no canto aposto uma linda lua um céu estrelado, lá no fundo no canto um baú colorido, cheio de gliter não consegue nem ficar fechado por inteiro de tantos brinquedos, do outro lado em cima do tapete, almofadas macias e uma prateleira recheada de livros,  o que não falta é princesas, castelos, bruxas, ai se aquelas almoçadas lessem pensamentos, iriam ficar doidinhas!

Mas afinal quem é que pensou em criar um lugar tão incrível como esse? Sábio Fröbel! Ele foi um dos primeiros educadores a se preocupar com educação infantil, e dizia que os primeiros anos das crianças eram essenciais para seu desenvolvimento e acreditava no lúdico á favor desse desenvolvimento, e por isso ele foi o primeiro pensador a usar o brinquedo de forma intencional na aprendizagem. 

E para definir toda essa forma singular de educação ele utilizou o termo; ‘Jardim de infância’ Fröbel comparava o educador como um jardineiro que semeava e cultivava as flores, quanta sensibilidade!

Grande Fröbel que com seus estudos trouxe uma nova forma de educação deixando o aprender prazeroso, significativos que até hoje estão difundidas em todas os jardins de infância pelo mundo!


Jardineiras conte para nós como é seu jardim de infância
 Vamos compartilhas esse cantinho mágico!


Para fazer o texto estudei sobre a vida de Fröbel,

no site do Wikipédia para saber mais sobre esse

pensador clique aqui. Pesquisei também no 

material didático da faculdade UNOPAR 

da matéria de 'Educação de 0 á 5 anos' 
pág. 05 e 06.



2 Comentários:

  1. AMEIIIIIII O TEXTO!!!!!!!!! PARABÉNS!!!!!!!
    GRANDE ABRAÇO FLOR!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany :)
      Que bom que vcê gostou!
      Adorei sua visita :D
      bjinhos

      Excluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues