4 de mar. de 2013

O Currículo

4 de mar. de 2013

O currículo
Real, Oculto e Prescrito


O Currículo é de grande importância, é ele que nos diz tudo o que a escola pretender ensinar, como ensinar e quando ensinar, com ele tem também os processos de avaliações, enfim o currículo diz como a escola está caminhando, mas os caminhos mudam, nós mudamos a forma de caminhar e com isso o currículo vem se transformando para atender as necessidades dessa nova caminhada, um exemplo disso é a matéria de Educação Ambiental que não a muito tempo entrou para o currículo. Existem três tipos de currículos que temos como base para caminhar com qualidade; o currículo real, prescrito e oculto um complementando o outro, juntos para ir longe! Vamos começar a caminhar por eles!? 




Chamado também como currículo, formal, oficial e explícito, esse tipo de currículo prevê os conteúdos que vão ser trabalhados nas disciplinas e tem por função oferecer ao pais uma base comum de educação como citada na LDB 9394/96.

“Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.”

Posso dizer em poucas palavras que o currículo prescrito é  tudo aquilo que é orientado pelo sistema de educação que são as LDB, PCN, Proposta pedagógicas, assim cumprido  as finalidades da lei, por consequência irá promover a igualdade e ainda garantirá equidade para todos nós brasileiros sem restrições.

Obs.:A imagem a cima contém apenas dois livros do PCN, para ter acesso a esses e aos outros, e também a LDB clique aqui.


Como já vimos no nome é o que realmente acontece dentro da sala de aula, podemos chamar também de Currículo em Ação, esse currículo é o planejamento da aula que o professor faz e vai por em prática na sala, nesse processo pode haver muitas modificações, que não são necessariamente ruins, pelo contrário, o conhecimento institucional (prescrito) quando vivenciado ( currículo real) nos dá oportunidades de gerar novos conhecimentos, tendo assim um saber significativo.

“É o currículo que fato acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e um plano de ensino. È a execução de um plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e significados. (Libâneo, p.172)”


Em poucas palavras o currículo real, é o currículo prescrito em prática, mas logicamente sendo adaptado!

Obs.: A imagem a cima, mostra professores em diferentes realidades sociais, culturais e políticas, colocando em prática  o currículo prescrito, com planejamentos flexíveis, adaptados as condições de cada região.





São todos os aspectos de um ambiente escolar, que não fazem parte do currículo prescrito nem real, mas que contribuem para as aprendizagens sociais relevantes, o que se aprende nesse currículo são atitudes comportamentos valores e orientações

“O currículo oculto é representado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas em escola e na sala de aula, (Libaneo, p. 172)”.

Obs.:A imagem a cima mostra a inclusão social, onde não existem mais preconceitos, todos juntos, ajudando uns aos outros a enfrentar suas dificuldades, que são diariamente trabalhados no currículo oculto.


Jardineiras compartilhe conosco sua caminhada.
Quais seus métodos para trabalhar com o currículo?

O texto  é de um trabalho que 
fiz para faculdade da matéria de
 'Políticas e Gestão dos Espaços Educativos'
 pela UNOPAR.


10 Comentários:

  1. Olá como está você?
    Hoje vim com uma missão diferente, além de ler seus posts, vim agradecer sua presença no meu espaço, sua atenção comigo, e por ser a pessoa que és. Obrigada por fazer parte dos meus 100 leitores.

    Vejo dessa forma, é preciso ter uma organização, senão vira bagunça, creio que este seja o papel do currículo, organizar para que as coisas fiquem quase perfeitas, sabendo que não existe perfeição, mas podemos chegar perto disso.

    Deixo aqui, Abraços e carinhos pra você ...
    My

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, tem dois selinhos no meu blog pra vc!
    Espero que goste!
    Vai lá ver!

    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá, encontrei seu blog na Agenda dos Blogs,
    e amei seu blog. Já estou fazendo parte do seu blog,
    e te convido para conhecer o meu.
    Bjs.

    http://michellefany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, encontrei seu blog na Agenda dos Blogs,
    e amei seu blog. Já estou fazendo parte do seu blog,
    e te convido para conhecer o meu.

    Bjs.

    http://mundofashiondataah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito boa postagem, gostei de saber mais. Tem que ter uma organização mesmo!
    Obrigada pela visita ao meu blog, ja estou te seguindo (:
    bjão:*

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  6. Olá querida obrigada pela visita. Que bom que você gostou das minhas dicas,eu também amei teu blog você faz um lindo trabalho. Já estou te seguindo,há se você quiser comprá folheados. Vai no meu link.
    www.imagemfolheados.com.br/?a=46277
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi florzinha, vim retribuir a visitinha, o blog ta lindo, beijos

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi querida venho aqui retribuir o seu carinho e te agradecer por seguir o meu cantinho,seja bem vinda e parabéns pelo blog bjs seguindo tbm

    ResponderExcluir
  9. oi ja estou te seguindo também ta minha linda. seu cantinho é uma gracinha, lindo. amei.bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Olá Carol! Adorei tua visita, obrigada!
    Quanto a sua postagem, parabéns pelo incentivo a leitura, merece destaque seu blog porque você de fato posta contúdos de boa qualiddade e todos de incentivo a leitura. Parabéns!!
    Bjuss

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues