26 de nov. de 2013

Ensine o sentido de Natal para as crianças

26 de nov. de 2013
Casa cheia, presentes e comida, muita comida. É isso que vem em mente quando o assunto é Natal. O que não é necessariamente ruim, pois temos um bom motivo para querermos a família reunida para comemorar uma data tão especial. Porém, devemos a cada ano relembrar o verdadeiro sentido que trás o dia 25 de dezembro, que vai muito além de presentes e comidas!


Hoje é evidente como a teia do consumismo está impregnando cada vez mais as datas especiais e deturpando seus sentidos simbólicos e profundos que nos fazem lembrar a cada ano os valores deixados pelos nossos antepassados.

Por outro lado, se fizermos uma rápida pesquisa na internet, encontraremos diversas dicas de como desviar e evitar essa visão consumista dessas datas comemorativas, como o natal. Essas dicas têm como fundamento a educação. Nós, adultos, somos responsáveis por educar nossas crianças. Elas estão o tempo inteiro aprendendo vendo nossos exemplos. Por isso, a melhor maneira de educar é sermos educados. A melhor maneira de ensinar às crianças o belo sentido do natal é vivendo-o. A magia da transformação que a educação nos proporciona deve começar dentro de nós.

Confira algumas dicas para seu natal ir além de presentes, ensinando valores para que o espírito natalino permaneça durante todo ano =)

O aniversariante: Só há Natal porque Jesus nasceu, então já que estamos comemorando o nascimento, nada mais justo aproveitar a data para contar para as crianças sobre o nascimento de Jesus e seus ensinamentos.

O presépio: Juntamente com a história do nascimento de Jesus, dê foco também ao ambiente em que Jesus nasceu. Uma boa sugestão é contar a historia do nascimento e ao mesmo tempo montar um presépio com as crianças.

Incentivo a Leitura: Leia para as crianças outras histórias sobre o natal, dê sempre destaque para os valores transmitidos nas historias.

Os valores: Aproveite a data para mostrar aos pequenos que melhor do que receber é doar, explicando que existem muitas famílias que não tem condição para comemorar o natal. Boa sugestão para tirar do armário roupas, brinquedos e alimentos, que não estão sendo mais usados, porém que estão em condições de uso. Ensine também que doar não precisa necessariamente ser objetos, pois até um sorriso pode ser uma ótima doação para quem precisa. Aproveite para doar o ano inteiro!

Ajudantes: Para esta data ter mais significado, convide as crianças para realmente fazer parte dos preparativos do Natal, ajudando na decoração, confecção de cartões, fazendo parte das ligações para familiares e amigos distantes, elaboração dos alimentos (sempre com ajuda de um adulto) e de outros preparativos. 

Desta maneira aprenderão que o Natal não é apenas uma noite para trocar presentes e comer.



Jardineiras compartilhem conosco de que forma você torna o seu natal mais significativo, assim você enriquece o texto e ajuda outras leitoras!


8 Comentários:

  1. amiga é o que faço aqui em casa
    desde pequena ensino o verdadeiro sentido
    do Natal
    é muito importante
    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda :)
      Que bom, imagino o quanto o Natal tem um significado maior
      para eles!
      Bj :*

      Excluir
  2. Adorei amiga...concordo contigo e faço minhas suas palavras... Eu amo essa festa O Natal, O nascimento de Jesus, aniversário de Jesus e evito os amigos secretos e o consumismo desenfreado, busco nesse período renovar os laços com a família e estar com a minha família e isso é que é realmente Natal...

    Um xeru
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Que maravilha! Espero que outras pessoas se inspirem em com suas palavras e faça do Natal uma data significativa.
      Um bjo :*

      Excluir
  3. Que legal Carol esse post, cria realmente uma grande consciência, na verdade eu não comemoro o natal, pois como sou protestante, estudo muito a bíblia e com isso podemos perceber que não relata a data do nascimento de Cristo, e segundo o calendário Judaico então seria provavelmente no mês de setembro e não dezembro, fora os simbolismos, arvore de natal, piscas piscas, que tudo tem especificado na bíblia o verdadeiro significado e surgimento. Mas como mesmo disse no post., o aniversariante é Jesus não é mesmo!? bom seria se os pais, tivessem essa consciência ao ensinar hipocrisias para seus filhos, falando sobre um velhinho que nem ao menos existe kkkkkk. Embora seja um grande motivo para reunir a família e amigos, e isso é muito importante, quando deixado o consumismo de lado. Festejar todos os dias o amor, a paz, a harmonia, a cumplicidade seria o ideal. Amei de verdade esse post, se nós enquanto educadores e pais, que somos, aderirmos essas técnicas teremos filhos melhores, pessoas melhores, compreendendo o verdadeiro sentido, e não apenas colorindo um desenho e acreditando que papai noel virá lhe trazer um presente, sem ao menos saber o verdadeiro por quê? da situação.
    Beijos. Você é uma educadora por excelência. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú :)
      Interessante seu ponto de vista, porém vale ressaltar que não podemos colocar nossas crenças a frente da aprendizagem!
      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi Carol, muito bacana esta postagem, acredito que precisamos sempre conversar com nossas crianças sobre o real significado de todas as comemorações, o Natal e a Páscoa em especial... beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane :D
      Verdade, devemos ensinar o que há de essencial
      em cada oportunidade!
      Um beijo :*

      Excluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues