9 de nov. de 2013

PCN: Temas Transversais

9 de nov. de 2013
No início do século XXI a sociedade compreende a importância e a urgência para a construção da cidadania, com o objetivo de conscientização o MEC introduz aos parâmetros curriculares nacionais (PCN) os temas transversais, que abrange os assuntos de: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e orientação sexual. 

Todos esses temas apresentam valores e conceitos que são indispensáveis para a construção da cidadania e da democracia. Importante citar que os temas transversais não são disciplinas independentes, mas sim questões que se entrelaçam por todas as áreas do conhecimento e que estão presentes na sociedade, nas famílias, no cotidiano dos alunos e dos professores.

Em poucas palavras: temas transversais é um agrupamento de questões que estão ligados em todas as áreas do conhecimento, porém necessitam de um trabalho mais relevante, porém para trabalhar tais temas não é necessário que se descontextualize dos assuntos das aulas.

O que é trabalhado em cada tema:

Ética: o respeito, o diálogo, justiça e a solidariedade.

Meio Ambiente: o manejo, conservação ambiental, ciclos da natureza e sociedade.

Orientação Sexual: prevenções das doenças sexualmente transmissíveis, conhecerem seu corpo, suas expressões e relação de gênero.

Saúde: autocuidado e a vida coletiva

Pluralidade Cultural: constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania.




- O PCN é uma ferramenta fundamental para um trabalho de qualidade, por isso o MEC disponibiliza gratuitamente todos os PCN, clique aqui para ter acesso a eles.

- Já fiz um post sobre o PCN para conferir clique aqui.

- Para fazer este texto, li um ótimo artigo do site Brasil Escola, para ampliar seu conhecimento clique aqui e bom estudo!

9 Comentários:

  1. Carol, que lindo esta seu blog! totalmente renovado, heheh
    Me lembro de ter lido um outro post, relacionado a este, sobre pcn´s. Amados PCNS, ferramenta indispensável de um profissional da educação. parabéns pelo trabalho, beijos. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú :)
      Que bom que gostou!!
      O PCN é uma base muito sólida
      Beijos :*

      Excluir
  2. Oi Carol, não tem como não trabalhar em cima destes eixos, é fundamental... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. amiga como aqui tá lindooooooo
    parabéns
    ai amiga lembro que dei isso na faculdade
    lembro de alguns temas que trabalhei
    fiquei com a Ética

    linda semana bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda :)
      Obrigada, que bom que gostou :D
      Ética é um ótimo tema hein!
      Bj :*

      Excluir
  4. A proposta dos PCNs, sempre ajudará o professor dentro de suas possibilidades onde desenvolverá um trabalho desde o 1º ciclo, mas tendo muito cuidado na contextualização para observar sempre os conhecimentos e criatividade das crianças em questão. Como já tinha referido ao outro texto sobre os PCNs, que esse instrumento é a bíblia do professor. Parabéns minha filha continue sempre por esse caminho, lendo e entendendo que educação se trabalha em harmonia. Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Eh muito importante conhecer e saber usar essa ferramente que é os Pcn's

    ResponderExcluir

Quando você socializa, contribui para enriquecer o texto. Obrigada!
( Respondo seu comentário sempre por aqui ).

 

Diário de Jardineira Todos os Direitos Reservados 2013 Carolina Rodrigues